Coordenador : Erica Cristina Nogueira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390152.2199.90858.24022023
Departamento/Setor: GFI
Área Temática : Cultura
Tipo: Programa
Publico Alvo : • Para a visita em grupo à Casa da Descoberta, recebemos no máximo 70 (setenta) pessoas por período (manhã e tarde). A experiência dos últimos anos mostrou que funcionando de 2ª à 6ª feira (pela manhã e à tarde) e dois sábados por mês, costumamos receber em média 8.000 (oito mil) pessoas durante o ano. • A inauguração do novo espaço, destinado às atividades de realidade virtual, permitirá que passemos a receber mais 60 pessoas por período (manhã e tarde). Desta forma, haverá um aumento de, cerca de, 5700 (cinco mil e setecentas) pessoas por ano. • Para o “Meninas na Ciência”, esperamos receber 80 (oitenta) pessoas por palestra. Para o conjunto de 10 (dez) palestras programadas neste evento é possível receber um total de até 800 (oitocentas) pessoas. • Receberemos 25 alunos por oficinas. Vamos realizar 10 (dez) oficinas durante o ano, esperamos então um público de 250 pessoas no total. • Recebemos, em média, 20 pessoas por atividade de Observação do Céu, durante o Clube de Astronomia Casa da Descoberta. Como programamos pelo menos 15 sessões, teremos um total de 300 visitantes. • Para a caminhada, visitando a trilha em torno do Instituto de Física, recebemos no máximo 20 (vinte) pessoas por vez, e será realizada semanalmente. Esperamos receber 1080 pessoas. TOTAL: Aproximadamente 13.300 (treze mil e trezentos) visitantes. Aqui destaco que este é o número de pessoas que esperamos receber anualmente no espaço físico do museu. Além das visitas presenciais realizadas em nosso espaço, manteremos as ações de divulgação científicas realizadas através de nossas páginas no FACEBOOK, Instagram e YouTube. Nesses ambientes temos cerca de 10.508, 2849 e 171 seguidores, respectivamente. Nossos seguidores foram cadastrados como na descrição do tipo de público que recebemos. Outra observação importante é que na expectativa do público que atenderemos, não incluímos os que participarão das atividades de itinerância visto que atuaremos em espaços como escolas, parques, praças e o público atendido dependerá do tamanho do evento que estivermos participando.
Local de atuação: A Casa da Descoberta está situada no Bairro da Boa Viagem, próximo à ilha do mesmo nome, no segundo andar do prédio do Instituto de Física, em uma área de aproximadamente 250 m². Neste andar fica localizada a Biblioteca do Instituto de Física, com a qual compartilhamos áreas comuns, como os banheiros (masculino e feminino). As instalações são em local agradável e de fácil acesso, possuindo estacionamento para carros e ônibus escolares. Em 2000, ano da inauguração do museu, as pequenas obras necessárias para adequar este espaço às necessidades da Casa foram custeadas integralmente pela Universidade Federal Fluminense, o que demonstra a importância e o interesse da Universidade em manter um centro desta natureza. Em 2004 foi construído, pela UFF o Clube de Informática, um projeto voltado para a alfabetização digital. Devido a falta de investimentos, este Clube encontra-se desativado e deverá ser reaberto esse ano com o uso de recursos provenientes da FAPERJ. Para palestras, seminários e mostras de vídeos científicos, contamos com o auditório do Instituto de Física, que fica ao lado da Casa da Descoberta, com capacidade para 162 (cento e sessenta e dois) lugares. O auditório é bastante confortável, tem tratamento acústico, aparelhagem de som e refrigeração central. Contamos também com uma sala de vídeos, no Instituto de Física, que tem capacidade para abrigar 40 (quarenta) pessoas. Desde dezembro de 2016 contamos com um segundo espaço, a Tenda da Casa da Descoberta, que é utilizada para exposições temporárias. Em 2021, recebemos uma nova área, com cerca de 140m² localizada no primeiro andar do Instituto de Física, para podermos instalar o espaço de realidade virtual que será inaugurado em 2023. A área externa da Casa da Descoberta conta com um pequeno espaço agroflorestal e um jardim sensorial que estão em manutenção e devem ser incorporados às atividades do museu ainda este ano.
Objetivo
Objetivos Gerais: • Ampliar os níveis de alfabetismo científico dos indivíduos em geral, procurando despertar o interesse pela aprendizagem científica ao longo da vida, indispensável ao cidadão contemporâneo. • Intensificar a relação museu-escola, ressaltando a alternativa de uma abordagem não formal no ensino de ciências. • Desenvolvimento de propostas de mediação voltadas para o atendimento do visitante com deficiência. Objetivos Específicos: • Sugerir estratégias de complementaridade entre ações educativas formais e não formais, na escola e nos museus e centros de ciência. • Estreitar o relacionamento entre professores, alunos e funcionários da Universidade e a comunidade local, mostrando como é possível aprender ciência fora de uma sala de aula. Entre estas atividades destacamos o Espaço de Exposições, o Clube de Astronomia - Casa da Descoberta, o Meninas na Ciência, a Mostra de Vídeos Ver Ciência, a Colônia de Férias da Casa da Descoberta e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, atividades que vêm sendo realizadas pela Casa da Descoberta nos últimos anos. • Oferecer um local alternativo onde os alunos de licenciatura de diferentes cursos oferecidos na Universidade possam desenvolver estágios curriculares e/ou realizar pesquisas. • Produção de novos experimentos. • Produção e divulgação de material educativo. • Oferecer atividades de astronomia, como por exemplo, observação do céu e sessões de planetário inflável. • Oferecer cursos de capacitação docente priorizando o domínio e atualização dos conteúdos científicos e sua prática pedagógica, incentivando a realização de atividades interdisciplinares e contextualizadas. • Apresentar propostas inovadoras do ponto de vista metodológico no ensino de ciências. • Introduzir nos currículos universitários de formação de professores o tema da educação científica não formal. • Incentivar os mediadores a participarem de cursos de capacitação onde possam aprimorar as técnicas de mediação e exercitar as diferentes formas de linguagem usadas nos centros de divulgação de ciência. • Incentivar os mediadores a participarem de congressos e simpósios onde possam apresentar os trabalhos desenvolvidos na Casa da Descoberta. • Adaptação da trilha ecológica para que ela possa ser feita pelas pessoas com deficiência visual. (Conscientizar sobre a necessidade da acessibilidade). • Desenvolvimento de réplicas acessíveis das obras do museu. • Desenvolvimento de material audiovisual para a inclusão da pessoa com deficiência nas atividades realizadas no museu. • Desenvolvimento de material de Divulgação Científica para serem utilizados em nossas mídias sociais.
Resumo
Em 2000, foi criada a Casa da Descoberta - o Centro de Divulgação de Cientifica da UFF, com o objetivo de participar do processo de ampliação dos níveis de alfabetismo científico dos indivíduos. O museu possui uma coleção de mais de 60 experimentos interativos das áreas de Física, Química, Astronomia, Biologia e Matemática e recebe visitas da comunidade e de alunos de escolas públicas e privadas de Niterói e arredores. As visitas são guiadas por mediadores que estimulam o uso dos equipamentos e explicam os conceitos científicos presentes nos mesmos de maneira informal, sem utilização de jargões científicos. Realizamos oficinas e exposições temáticas, cursos para professores, observações do céu, itinerância entre outras atividades. Em 2017, iniciamos o processo de adaptação das visitas e equipamentos do museu para o público com deficiência. Abrimos de segunda a sexta feira das 9h às 17h e dois sábados por mês. As observações do céu e visitas guiadas em Libras são realizadas uma vez por semana. Desde sua criação, a Casa da Descoberta já recebeu cerca de 125.000 visitantes. Em 2020, devido as restrições impostas pela pandemia da COVID-19, as ações da Casa da Descoberta passaram a ser realizadas na modalidade remota. Neste ano, apresentaremos nossa proposta com ações presenciais, visto termos a autorização da UFF e das autoridades sanitária para a reabertura do museu. No entanto, havendo necessidade de suspensão destas atividades por motivo de quarentena em função de possíveis epidemias, voltaremos a desenvolver nossas atividades exclusivamente em nossas mídias sociais.